top of page
  • Foto do escritorFocus Coaching

COMO MANTER A MENTE FOCADA

O mundo é um convite à distração. Tanta informação, tanta coisa para ser feita, tanto barulho… Como você lida com isso? Você é do tipo focado, que faz uma coisa de cada vez sem se deixar levar pelo tornado do mundo? Ou faz o tipo multitarefa, que começa uma coisa aqui, atende um telefone ali, responde um e-mail, volta para a primeira coisa ou até se esquece do que estava fazendo? Se você se identificou com a segunda alternativa, é hora de avaliar se está tirando o melhor proveito possível do seu tempo.


Segundo pesquisa realizada por psicólogos da University College London, quanto mais complexa uma atividade, maior a facilidade para se concentrar nela. E a complexidade leva à motivação, um pré-requisito para preservar o foco. Mas como em geral temos várias pequenas coisas para fazer, o jeito é lançar mão de estratégias para reeducar a mente e, assim, sermos mais produtivos e vivermos uma vida mais plena. Veja abaixo sete dicas para domar a distração e ter mais foco:


1. PRIORIZE: o que é mais importante? Uma relação de tarefas vai ajudá-lo a fazer primeiro o que de fato interessa.

2. ORGANIZE: estabelecer metas, datas ou horários e também fazer os ajustes necessários na rotina são atitudes que contribuem para você ir até o fim.

3. FOQUE: quanto mais atenção você prestar no que estiver fazendo, maior a chance de ficar imerso na mesma atividade sem dispersar.

4. INSISTA: por mais que a mente fuja de vez em quando, a tendência é que ruídos e imagens levem mais tempo para roubar a atenção se você persistir.

5. DESCANSE: se a concentração for mesmo para o espaço, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de recomeçar.

6. DIVIRTA-SE: vale qualquer hobby: ler, ver filmes, cozinhar, desde que você busque apenas relaxar em alguns momentos do dia.

7. EXERCITE-SE: sim, está provado que os praticantes regulares de atividades físicas têm muito mais disposição para se manter focados.


Você consegue manter o foco? Segundo a psicóloga Giovanna Tessaro, a falta de foco pode ter diversas origens, como ansiedade, depressão e hiperatividade. Para ajudar na questão, ela recomenda o hábito de estabelecer objetivos e traçar metas. "Se as suas atividades não estão conectadas com os grandes objetivos da sua vida, você se desmotiva e perde o foco", conclui.


Fonte: Revista Saúde  - Fonte: Revista Galileu, Portal Minha Vida



Conheça a Focus Coaching – desenvolvimento Profissional e Pessoal clicando nos links abaixo:


274 visualizações0 comentário
bottom of page